Santander é heptacampeão do ranking de reclamações de clientes no BC
17/09/2013 - Por Bancários CGR
O Santander liderou em agosto pelo sétimo mês consecutivo o ranking de  reclamações de clientes no Banco Central (BC) entre as instituições  financeiras com mais de 1 milhão de clientes. O levantamento foi  divulgado nesta segunda-feira (16), em Brasília. O BC considerou que  2.195 reclamações feitas contra os bancos de grande porte no mês passado  foram procedentes.
 
 O título de heptacampeão mensal de queixas de clientes no BC não  surpreende os bancários. "O banco espanhol liderou o corte de empregos  no primeiro semestre de 2013 e continua demitindo", afirma o funcionário  do Santander e secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir  Wiederkehr. O banco extinguiu 2.290 postos de trabalho entre janeiro e  junho deste ano e 3.216 entre os meses de junho de 2012 e 2013, conforme  dados do balanço. 
 
 "Para largar essa posição incômoda para qualquer banco, o Santander  deveria, ao invés de gastar fortunas em marketing e patrocínio de  futebol e fórmula 1, parar de demitir funcionários, contratar mais  trabalhadores, melhorar as condições de trabalho e oferecer atendimento  de qualidade aos clientes", propõe o dirigente sindical.
 
 Em agosto, o Santander registrou um índice de 1,81, número que considera  as reclamações procedentes divididas pela quantidade de clientes  multiplicada por 100 mil.
 
 O HSBC (1,28) ficou vice-campeão, seguido do Banco do Brasil (1,18),  Itaú (1,1) e Caixa Econômica Federal (0,8). Em julho, atrás do  Santander, estavam Itaú (1,29), Banco do Brasil (1,21), HSBC (1,00) e  Banrisul (0,82).
 
 As reclamações mais comuns contra as instituições que chegaram ao BC  foram débitos não autorizados (358), prestação do serviço conta salário  de forma irregular (249), esclarecimentos incompletos ou incorretos a  respeito da circular 3.289, que trata justamente do Sistema de Registro  de Denúncias, Reclamações e Pedidos de Informações (207), e cobrança  irregular de tarifas por serviços não contratados (202).
 
 Os números se referem apenas ao descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do BC. 
 
 No ranking de instituições com menos de 1 milhão de clientes, as  primeiras posições ficaram com Bonsucesso, BMG, J. Malucelli, BNP  Paribas e Banco Daycoval. Entre as administradoras de consórcio, lideram  o ranking Sponchiado, Saga, Fiat, Caixa Consórcios e HSBC Brasil.
Fonte: Contraf-CUT com Estadão
