Pelo quarto mês, Santander lidera ranking de queixas de clientes no BC
19/06/2013 - Por Bancários CGR
O Santander liderou em maio, pelo quarto mês seguido, o ranking de  reclamações do Banco Central (BC) dentre as instituições com mais de 1  milhão de clientes. O banco registrou um índice de 1,78 no quinto mês do  ano, número que considera as reclamações procedentes divididas pela  quantidade de clientes multiplicada por 100 mil. 
 
 "Não surpreende que o Santander continue liderando o ranking do BC",  afirmou o secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr. "O  banco tem que mudar procedimentos e melhorar o atendimento aos  clientes", disse. Para ele, "não adianta gastar milhões de reais em  propagandas na TV nem patrocinar a Copa Libertadores e a Fórmula 1". 
 
 "Para deixar essa posição incômoda, é fundamental parar as demissões e  contratar mais funcionários", defendeu o dirigente sindical. "Queremos  também a melhoria das condições de trabalho, com o fim das metas  abusivas e do assédio moral. Isso certamente contribuirá para um  atendimento de qualidade aos clientes e reduzirá as reclamações no BC",  apontou.
 
 A lista do BC traz o Banco do Brasil (1,60) em segundo lugar no ranking,  o Itaú (1,44) em terceiro, o HSBC (1,23) em quarto e o Banrisul (1,08)  em quinto. No ranking de instituições com menos de 1 milhão de clientes,  as que mais receberam queixas foram Bonsucesso, Société Générale e BMG.
 
 O total de reclamações contra bancos recuou 17% em maio ante abril.  Foram 2.361 demandas consideradas procedentes no mês passado, ante 2.843  em abril. Os números se referem apenas ao descumprimento de normas do  Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do BC.
 
 As demandas mais comuns foram reclamações por débitos não autorizados em  conta (373), prestação de forma irregular do serviço conta salário  (273) e pedidos de informação e cobrança irregular por serviços não  contratados (210).
Fonte: Contraf-CUT com Exame
