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Mesmo com lucros recordes Itaú e Santander seguem demitindo

10/11/2023

Demissões acontecem em todo o país, jogam bancários no desemprego e pioram a qualidade do serviço prestado aos clientes

Mostrando total desrespeito aos seus funcionários e descaso com a qualidade do atendimento, Itaú e Santander promovem demissões em Campina Grande. Relatos apontam que o mesmo vem ocorrendo em outras regiões do país. 

Aqui na cidade, em menos de uma semana, foram desligados três funcionários no Itaú e três no Santander. Além de enxugar o quadro de funcionários, os bancos também vêm fechando agências em todo o país, jogando os trabalhadores para o desemprego e precarizando ainda mais o atendimento aos clientes. 

É inadmissível que o Itaú e Santander coloquem sua ganância por lucros em prejuízo dos trabalhadores, que estão sobrecarregados e adoecidos devido à cobrança abusiva de metas inatingíveis que são impostas diariamente nas unidades de trabalho.

Nada justifica a postura desses bancos, que obtém lucros recordes todos os anos. Só o Itaú lucrou R$ 26 bi nos nove primeiros meses de 2023, montante 13,4% maior em relação ao mesmo período de 2022. Já o Santander lucrou R$ 7,2 bi também nos nove primeiros meses do ano, lucro que poderia ser maior, se banco não tivesse aumentado PDD em 23,8%, mesmo diante a queda da inadimplência. Vale lembrar que os lucro extraordinários deve-se ao esforço e dedicação dos seus funcionários, que estão trabalhando em dobro pelo fechamento de tantas agências e por conta das demissões de muitos colegas.

Ao invés de darem condições de trabalho e valorizar seus funcionários, os bancos caminham no sentido contrário. Demitem os bancários e aumentam as contratações de terceirizados, para poder pagar salários menores e reduzir os direitos que são garantidos pela CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da categoria bancária. Somados a isso, também não é de hoje que os bancos estão investindo cada vez mais em tecnologia e ampliando as operações via internet, fechando agências de atendimento e reduzindo o quadro de pessoal.

Os avanços tecnológicos não podem ser usados apenas em benefício do banco, precisam também favorecer os trabalhadores e a sociedade, que acaba sofrendo com a espera, filas enormes, além de precisarem se deslocar, na maioria das vezes, para unidades mais distantes em busca de atendimento. 

Chega de demissões Itaú e Santander! Respeitem seus trabalhadores! 

Fonte: Seeb_CGR

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