Destaques Campanha

Mais negociações terminam com aumento real

27/06/2023

A maioria das negociações coletivas de trabalho com data-base até junho de 2023 alcançou aumento real. Os dados indicam que 88% dos 759 acordos tiveram reajuste acima da inflação medida pelo INPC-IBGE

A maioria das negociações coletivas de trabalho com data-base até junho de 2023 alcançou aumento real, mas os resultados poderiam ser ainda melhores, caso a taxa de juros fosse menor, de acordo com análise do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). 

Os dados indicam que 88% dos 759 acordos tiveram reajuste acima da inflação medida pelo INPC-IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), enquanto em 11% ficaram iguais ao índice e outros 0,5% abaixo da inflação. 

O cenário positivo para os trabalhadores está ligado a grande mobilização dos sindicatos para repor a perda acumulada na pandemia de Covid-19 e ao aumento real do salário mínimo pelo presidente Lula, que o valor para R$ 1.320,00. 

Só que infelizmente, a população ainda vai continuar prejudicada pela Selic elevada, a mais alta do mundo, já que o Banco Central decidiu manter a taxa em 13,75% ao ano. 

 

Outras Notícias