Enquanto demite, Santander é pentacampeão em reclamações no BC
16/07/2013 - Por Bancários CGR
As demissões sem freio no Santander, além de jogar trabalhadores no  desemprego, cortar empregos e piorar as condições de trabalho, levaram o  banco espanhol a liderar pelo quinto mês consecutivo em junho o ranking  de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes no  Banco Central.
 
 O Santander teve 557 reclamações procedentes e contava com 23,1 milhão  clientes sob as garantias do FGC. Com isso, seu índice fechou junho em  2,41. 
 
 O banco desligou 2.604 funcionários no primeiro semestre deste ano, dos  quais 1.820 foram demissões sem justa causa, segundo informações da  maioria dos sindicatos filiados à Contraf-CUT. Segundo o Dieese, esse  número supera as dispensas ocorridas no mesmo período do ano passado,  conforme dados do Caged, que apurou 2.449 demissões, sendo 1.175 sem  justa causa.
 
 "Esse pentacampeonato do Santander é fruto do enorme descaso com o  emprego, pois a falta de funcionários nas agências é alarmante e nenhuma  providência vem sendo tomada para mudar essa situação. Por isso, o  aumento das reclamações não surpreende", afirma o funcionário do banco e  secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.
 
 "Vamos reforçar as propostas de fim das demissões e da rotatividade,  mais contratações e melhores condições de trabalho na próxima negociação  com o banco, que ocorre na segunda-feira (22), durante o Comitê de  Relações Trabalhistas (CRT), em São Paulo", salienta o dirigente  sindical.
 
 Em segundo lugar no ranking de reclamações está o conglomerado Itaú  Unibanco, com índice de 1,47 - foram 383 reclamações para 25,9 milhões  de clientes. Em terceiro lugar, aparece o Banco do Brasil, com índice de  1,24. O banco estatal teve 433 reclamações divididas entre 34,6 milhões  de clientes.
 
 A Caixa Econômica Federal vem na sequência, com índice de 0,95 --foram  computadas 509 reclamações para um universo de 53,2 milhões de  correntistas. Encerrando o "top five" está o Banrisul, que mostrou  índice de 0,78. Foram 18 reclamações para 2,3 milhões de clientes.
 
 No ranking sobre o tipo de reclamações, os débitos não autorizados  lideram a lista, com 413 ocorrências. Nesse caso, o Santander também é  líder, acumulando 114 dessas reclamações, seguido pela Caixa (97) e BB  (88).
 
 O segundo maior número de reclamações foi quanto a prestação irregular  de conta-salário, com 311 queixas. A cobrança de tarifas irregulares,  por serviço não contratado, teve 170 ocorrências.
 
 Depois de registrar uma diminuição entre abril e maio, o número de  reclamações contra os bancos voltou a subir no mês passado. De acordo  com levantamento do BC, foram registadas 2.406 reclamações procedentes,  um aumento de 1,9% em comparação com as 2.361 registradas em maio.
 
 Bancos de médio porte
 
 Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o Bonsucesso lidera o  ranking de reclamações desde fevereiro e também é pentacampeão. No mês  passado, o índice da instituição ficou em 6.382. Na sequência aparecem o  BMG, BNP Paribas, J.Malucelli e PanAmericano.
 
 Entre as administradoras de consórcio, o BC computou 26 reclamações no  mês passado, ante 19 em maio. A principal reclamação envolve o  descumprimento de prazos.
Fonte: Contraf-CUT com UOL
