CD da Funcef confirma a mudança do método de custeio do REG/Replan
03/01/2011 - Por Bancários CGR
Em reunião ocorrida na quarta-feira, dia 29 de dezembro, o Conselho  Deliberativo (CD) da Funcef ratificou decisão tomada em 1º de julho  deste ano que prevê a substituição do método de Custo Unitário Projeto  (PUC) para Agregado. Com isso, a mudança será validada no balancete da  Fundação de novembro de 2010. 
 
 A posição do Conselho representa uma importante vitória do movimento dos  empregados e aposentados da Caixa na defesa dos interesses dos  participantes do plano. A conversão do método de custeio acontece após  um longo processo de negociação, que foi marcado por protelações da  patrocinadora.
 
 "Todos os argumentos sobre a viabilidade técnica dessa mudança já foram  apresentadas aos envolvidos nesse processo, que são os participantes, à  Caixa e à Funcef", destacou a conselheira deliberativa e diretora  vice-presidente da Fenae, Fabiana Matheus. Segundo ela, não havia mais  justificativas para que sua efetivação fosse protelada.
 
 A mudança do método de custeio vem sendo defendida pelas representações  dos associados desde o GT do Novo Plano (2003). Os fóruns do movimento  dos empregados da Caixa a colocaram sempre entre suas principais  reivindicações. Os conselheiros e diretores eleitos foram incansáveis na  defesa da mudança.
 
 O debate sobre o assunto foi reaberto no Conselho Deliberativo em  janeiro deste ano, por iniciativa dos conselheiros eleitos, com respaldo  das representações associativas e sindicais dos empregados e  aposentados. Em reunião realizada no dia 20 de maio, o CD da Funcef  fechou entendimento acerca dos pontos essenciais da proposta para a  alteração do método de custeio do REG/Replan não-saldado, e em julho o  Conselho votou favorável à sua execução condicionada à validação de  dados financeiros e atuarias por uma consultoria.
 
 Na reunião de quarta-feira, mais uma vez a intervenção dos conselheiros e  diretores eleitos, visando a sensibilização dos representantes da  Caixa, foi decisiva para que os participantes do REG/Replan não-saldado  terminassem o ano de 2010 com essa conquista.
 
 Segundo Fabiana Matheus, com a mudança do método do custeio os  percentuais de contribuições ficam mantidos nos mesmos parâmetros.
 
 OUTROS TEMAS 
 
 O CD da Funcef autorizou a revisão de benefícios e apuração de  diferenças de contribuições decorrentes de decisões judiciais que  alteram a referência salarial de participantes do REG/Replan. A Diben  fará um levantamento dos processos existentes e apresentará uma proposta  de recomposição dos proventos. Ficou definido que, em janeiro, o  Conselho, avaliará a proposta de revisão do benefício saldado com  incidência de adicional noturno por determinação da Previc.
 
 O Conselho Deliberativo aprovou também a proposta de políticas de  investimentos para 2011 com a ressalva de que poderá ser revista em  fevereiro; o calendário de reuniões ordinárias para o próximo ano; a  indicação complementar de conselheiros de Administração e Fiscal para as  empresas nas quais a Funcef detém participação; e substituição de  membro suplente do Comitê de Assessoramento Técnico de Qualidade das  Informações Contáveis e de Auditoria.
Fonte: Fenae

