Notícias do Sindicato Campanha Destaques

Bancários da base de Campina Grande aprovam propostas

01/09/2022 - Por Bancários CGR

Em assembleia virtual, bancários de Campina Grande e Região aprovaram proposta da Fenaban e das específicas dos bancos públicos

Os bancários da base do Sindicato de Campina Grande e Região, aprovaram  com 71,51% de votos, a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), para a renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho). Já bancários do Banco do Brasil com (65%) dos votos, da CAIXA com (59,70%) e do BNB com (87,10%) também decidiram pela aceitação das propostas específicas.

A decisão foi tomada em assembleia virtual, realizada entre quarta e quinta-feira (30/08 e 01/09). Agora, a categoria aguarda a assinatura dos acordos, prevista para acontecer nesta sexta-feira (02/09).

Conforme informações divulgadas pela Contraf-CUT , em nível nacional, também foi aprovada por 78,37% dos votos, a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. O percentual considera os resultados apenas das entidades sindicais que utilizam a plataforma de votação eletrônica disponibilizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Na maior base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, o acordo também foi aprovado.

Para este ano, a categoria terá reajuste de 8% nos salários, de 10% no VA e no VR, além de adicional de R$ 1.000 no VA, a ser creditado até outubro de 2022, e reajuste de 13% na parcela adicional da PLR. Para 2023, foi garantido aumento real de 0,5% (INPC + 0,5%) para salários e demais verbas.

Com a aprovação, a próxima fase é a assinatura do acordo, prevista para esta sexta-feira (2).

Avaliação do Sindicato

A diretoria do Sindicato reconhece que a proposta final apresentada pelos Bancos não é a ideal para a categoria, que sem dúvidas mereceria mais reconhecimento. Os bancos foram para a mesa dispostos a reduzir conquistas, causar perdas econômicas e desvalorizar os trabalhadores, apesar do esforço de todos para aumentar o lucro deles. Foi preciso muita resistência do Comando, lastreado pela mobilização nacional dos bancários, para conseguirmos avançar.

Diante a conjuntura de ataques aos trabalhadores agravado pelo fim da ultratividade, princípio que garantia a manutenção do acordo atual até a assinatura de outro, os bancos poderiam suspender todos os direitos a partir desta quinta-feira (01/09), entendemos que foi o melhor “possível” a ser conquistado para os bancários depois de várias rodadas de negociações iniciadas ainda no mês de junho. Por tudo isso, a diretoria do Sindicato decidiu seguir o posicionamento do Comando Nacional e também orientou pela aprovação das propostas.  

Neste contexto, a categoria demonstrou maturidade e compreendeu que pode considerar uma vitória a preservação dos direitos garantidos com a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho e acordos específicos e buscar novos rumos para o país, com as eleições deste ano.

? Especial Campanha Nacional dos Bancários 2022

? FASE 2 | Tudo o que já publicamos sobre as negociações 

? FASE 1 | Tudo o que já publicamos sobre a organização

#SindicatoNasRedes

Facebook www.facebook.com/bancarioscgr
Instagram www.instagram.com/bancarioscgr
Twitter twitter.com/bancarioscg

Para receber informações da nossa lista de transmissão, adicione o WhatsApp do Sindicato na sua lista de contatos (83) 9 9856-0238 e nos envie uma mensagem com seu nome e banco.

Fonte: Seeb_CGR

 

 

Outras Notícias