Destaques Notícias do Sindicato CUT

14º Cecut Paraíba elege nova diretoria da CUT-PB e aprova plano de lutas

28/08/2023

A diretora de finanças do Sindicato, Valquíria Oliveira, passa a compor a nova direção da CUT-PB

Diretoria para o próximo quadriênio e eleita durante o 14º CECUT-PB

O 14° CECUT-PB aprovou nesta domingo, 27 de agosto, o Plano de Lutas da classe trabalhadora e elegeu a nova diretoria da CUT-PB para o mandato 2023-2027. A delegação dos bancários de Campina Grande contribuiu com os debates, ao longo dos três dias do Congresso Estadual (25,26 e 27/8), que foi realizado em Carapibus, município do Conde – PB.

"Nesses últimos 4 anos, a CUT-PB enfrentou o negacionismo e a falta de respeito à vida. Defendemos a democracia e o direito de construir uma sociedade diferente, onde as pessoas tenham direito à moradia, à alimentação e à distribuição de renda plena. Seguiremos lutando por uma sociedade igualitária e justa. Parabenizamos todos e todas que participaram do CECUT", afirmou, Sebastião José dos Santos (Tião), que foi reconduzido à Presidência da CUT-PB. 

A nova diretoria contará com representantes da categoria bancária na diretoria da CUT-PB. A diretora de finanças do Sindicato, Valquíria Oliveira, passa a compor a nova direção da CUT-PB.

Delegação dos bancários no 14º CECUT-PB

"Foram três dias de debates intensos, com análises e mesas muito importantes. Também aprovamos o plano de lutas que irá nortear as ações da CUT na Paraíba e no Brasil. A nova direção eleita neste Congresso terá um grande desafio de organizar e potencializar a luta da classe trabalhadora", afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região, Esdras Luciano.  

No ano em que a CUT completa 40 anos de luta, as prioridades apontadas pelo Congresso evidenciam a sintonia da Central com as demandas atuais da classe trabalhadora. Entre as pautas, as mudanças no mundo do trabalho e os impactos dos avanços tecnológicos, a necessária representatividade por Ramos e dos trabalhadores que encontram-se na informalidade e a atuação e formação nas bases.

Os temas financiamento e organização sindical foram debatidos pelos congressistas. Com o tema geral "40 anos: Luta, direitos e democracia que transformam vidas!", o CECUT-PB também discutiu o papel das entidades na reconstrução do país, a conjuntura estadual. Além disso, foi apresentado um balanço da atuação da CUT-PB na gestão anterior.

Os documentos, emendas e moções aprovados no CECUT-PB serão encaminhados para o Congresso Nacional da CUT, que acontece em outubro, em São Paulo.

Fonte: Seeb_CGR

Outras Notícias