Geral Campanha Mulher Diversidade Igualdade de Oportunidades Racial PCD
10 de dezembro une luta pelos direitos humanos e combate à violência de gênero
10/12/2025

Nesta quarta-feira, 10 de dezembro, o mundo celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data instituída para lembrar a adoção, pela ONU, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. O documento estabelece princípios essenciais para garantir dignidade, liberdade e igualdade a todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo.
O 10 de dezembro também marca o encerramento dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, campanha que articula diversas datas de conscientização e mobilização em defesa da igualdade de gênero, da diversidade e do respeito aos direitos fundamentais.
A jornada teve início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e passou por marcos importantes até seu encerramento, reforçando diferentes dimensões da luta por direitos:
- 20/11 – Dia da Consciência Negra
- 25/11 – Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
- 01/12 – Dia Mundial de Combate à AIDS
- 02/12 – Dia M – Mulheres, Mobilidade e Mais Respeito
- 03/12 – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
- 06/12 – Dia dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Campanha do Laço Branco)
- 10/12 – Dia Internacional dos Direitos Humanos
Para o movimento sindical, o período reforça a importância de defender direitos que são universais, ou seja, pertencem a todas as pessoas independentemente de qualquer característica, origem ou condição. Entre esses direitos, estão: direito à vida, saúde, educação, moradia, trabalho decente, cultura, não discriminação, liberdade e acesso à justiça.
Além dos 21 dias
Durante os 21 Dias de Ativismo, a sociedade foi bombardeada com uma série de notícias sobre feminicídios e atos violentos contra mulheres. Os Sindicatos defendem que a luta contra a violência de gênero deve ser travada ao longo do ano todo.
Fonte: Sintrafi/CGR com Spbancarios
